SiteLock

Indústria | Produção

Com as expressões produzir para vender, produzir o que é possível vender e produzir o que está vendido podíamos caracterizar a evolução da Indústria ao longo dos tempos. Se, numa primeira fase, devido à inexistência de concorrentes, tudo o que se produzia era vendido, o cenário foi-se modificando gradualmente com o aparecimento de novos fornecedores responsáveis por uma maior especialização dos produtos como resposta às novas necessidades do mercado. Posteriormente, como resultado de uma maior exigência dos consumidores e do aumento do poder de compra, assistimos à diminuição do ciclo de vida dos artigos.

Atualmente as ameaças à Indústria (continuação da redução de séries de fabrico, manutenção da competitividade e rentabilidade, constrangimentos orçamentais, etc.), levam, mais uma vez, à alteração do paradigma, originando a expressão: prever as vendas para otimizar a produção.

Todas estas questões são acompanhadas com necessidades de informação muito distintas. A informação, tradicionalmente tratada pelos sistemas de gestão de produção (planificação e controlo do processo), torna-se insuficiente.

É necessária informação de suporte à tomada de decisão, derivando desta necessidade de adequação dos produtos às necessidades do mercado, o que exige deter o total conhecimento dos processos e dos recursos de forma a agilizar a resposta ao mercado. A flexibilidade diminui o “time-to-market”, aumenta a competitividade e os sistemas capazes de avaliar o “what if”, são determinantes para o sucesso das empresas.
Nunca esquecendo aspetos como o aumento de níveis de qualidade, o respeito pelos compromissos comerciais assumidos, a otimização de custos, entre outros, as soluções da VerdeData para a Indústria, propõe um aumento da preocupação com a estratégia industrial e o controlo de gestão, aspetos fundamentais nos dias de hoje, para a tomada de decisão e o sucesso dos negócios.
Estes aspectos implicam um acréscimo de responsabilidade, exigindo um sistema de controlo que identifique o produto desde a sua origem, passando pela sua transformação até à sua comercialização. A rastreabilidade é a resposta a esta exigência, garantindo um aumento da qualidade dos produtos, permitindo localizar, imobilizar, retirar ou substituir, durante ou até mesmo depois do ciclo produtivo, todos os produtos de qualidade duvidosa e que possam por em risco a sua produção.

Controlo | Gestão de Produção

A competitividade dita o sucesso de uma empresa e a gestão adequada da produção constitui um trunfo importante. Para além de soluções para a gerir todo o processo de aprovisionamento, a Verdedata está habilita da implementar sistemas de gestão dos processos produtivos de modo a garantir a maior qualidade ao menor custo, dos produtos sujeitos a manufactura.

No Comments Yet.

Deixar um comentário

Plugin by:aAM